Com a organização dos Encontros de Espeleologia 2005, durante o fim-de-semana de 28 a 30 de Outubro, o NEC celebrou 10 anos de actividade.
O programa começou com a inauguração da exposição de fotografia “NEC, 10 anos de Espeleologia”, uma retrospectiva sobre os espeleólogos, as grutas e as paisagens que marcaram a história da nossa associação, seguida das apresentações multimédia “Sistema do Dueça – explorações 1998/2005”, pelo colectivo de espeleólogos CIES, GPS, NEC e SAGA, e “Espeleólogos do NEC nos Picos de Europa – 8 anos de expedições”, bem como a conferência “Voronja -2080m – a gruta mais profunda do mundo”, com a colaboração especial do espeleólogo espanhol Sérgio Garcia-Dils, membro do grupo expedicionário internacional CAVEX Team.
A exposição e as conferências tiveram lugar no Cine-Teatro dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, na noite de sexta-feira, e contaram com a presença de cerca de 80 participantes, entre espeleólogos, das mais variadas associações, e população em geral. Apesar de algumas falhas técnicas, destacamos o interesse dos temas abordados, nomeadamente a divulgação do trabalho espeleológico no Sistema do Dueça (Penela, Portugal) e nas Campanhas Castil-Tortorios (Picos da Europa, Espanha), bem como a conferência sobre a extraordinária exploração da Gruta Voronja, o primeiro “menos dois mil” do planeta.
No sábado foi preparado um circuito de competição de progressão vertical em espeleologia. Este circuito foi equipado no Vale das Buracas do Casmilo e contou com a colaboração dos juízes da Federação Espanhola de Espeleologia e de alguns dos melhores atletas da Federação Andaluza de Espeleologia. Pela primeira vez em Portugal foi organizada uma competição de progressão vertical, ainda em jeito de demonstração, com a qual se pretendeu realçar a prática desportiva inerente à actividade espeleológica. No domingo foram realizadas visitas à Gruta do Algarinho e ao Soprador do Carvalho, ambas cavidades integrantes do Sistema do Dueça.