divisoria Núcleo de Espeleologia de Condeixa


Sevilha 2006 - Jogos Mundiais
I Competição Internacional de Espeleologia

Competição em Progressão Vertical – Espeleologia Desportiva

Samuel nos treinosA prática espeleológica não é competitiva, ou dificilmente poderá ser considerada como tal. No entanto, a recriação de jogos baseados nas técnicas empregues na exploração subterrânea deram origem a modalidades desportivas de competição. A Competição em Progressão Vertical é hoje uma realidade mundial.
O NEC foi pioneiro nesta actividade ao organizar uma demonstração de competição durante os Encontros de Espeleologia 2005. Desde então tem vindo a desenvolver actividades desportivas para os seus sócios, bem como a colaboração na organização das iniciativas da FPE.

 

 
Medalhas de Bronze para Portugal na
1.ª Competição Internacional de Espeleologia
 

Uma comitiva composta por 9 atletas portugueses participou nos Juegos Mundiales de Sevilla, um evento que decorreu de 14 a 17 de Setembro de 2006 na cidade espanhola de Sevilha e que reuniu, pela primeira vez em competição, um conjunto de 22 desportos não olímpicos. A Selecção Portuguesa participou na modalidade de espeleologia desportiva, em três provas distintas: circuito, resistência (120m) e velocidade (30m), tendo trazido para Portugal duas medalhas de bronze.

Na prova de velocidade, Samuel Ribeiro conquistou um brilhante 3º lugar com um tempo de 00:55:86 segundos, tendo a prova sido ganha pelo ucraniano Leksiy Zhdanovych (00:46:38 segundos), seguido do russo Daniel Cheridnichenko (00:51.94 segundos).
Na prova de resistência, Samuel Ribeiro voltou a conquistou o 3º lugar com um tempo de 06:43:88 segundos, tendo a prova sido ganha pelo russo Denis Provalov (05:35:46 segundos), seguido do ucraniano Leksiy Zhdanovych (05:39.85 segundos). De salientar ainda o 6º lugar de Carlos Ferreira que concluiu a prova em 07:26.16 segundos.
Na prova de circuito a medalha de ouro foi para o atleta russo Daniel Cheridnichenko, seguido pelo medalha de prata, o ucraniano Olessiy Zhdanovych e pelo medalha de bronze, o russo Denis Provalov. Os portugueses Luís Costa e Samuel Ribeiro acabaram a prova em 9º e 10º lugares respectivamente.

Numa competição que foi dominada pelos atletas de leste, a Selecção Portuguesa foi considerada a equipa revelação, ao ter trazido para casa duas medalhas de bronze e ter conseguido excelentes prestações nas diversas provas.
in Nota de Imprensa da FPE .

 

Fotografias dos treinos e da competição

É necessário o Flash Player instalado para visualizar, para instalar clique aqui.
Dependendo da ligação, pode demorar alguns minutos a iníciar a visualização.
 
Links
Página Oficial Sevilha 2006
Diário as Beiras - Notícia da participação da selecção portuguesa.
 
Documentos
Tabela de resultados da competição (especial agradecimento ao Carlos do GPS)
Tabela oficial de resultados da competição
Extracto do jornal Notícias do Centro (29-09-06)
Tabela de resultados dos treinos
Regulamento da competição, pela Federação Espanhola de Espeleologia.